Programas da UNEP - Roteiros de Charme

Programas da UNEP - Roteiros de Charme

Foto de Programas da UNEP

Programas da UNEP - Roteiros de Charme

Programas da UNEP - Roteiros de Charme

Programas da UNEP

A UNEP é o órgão das Nações Unidas para o meio ambiente que tem como propósito ajudar a estabelecer uma agenda ambiental global. Em cooperação com outras divisões da UNEP, a Divisão de Tecnologia, Indústria e Economia (UNEP/DTIE) encoraja os formadores de opinião do governo, do setor industrial e negócios a utilizarem e protegerem os recursos naturais com mais eficiência.

Aos hóspedes da Roteiros de Charme salientamos como de particular interesse os programas a seguir.

Campanha Passaporte Verde

A Campanha Passaporte Verde é uma iniciativa da UNEP que integra o movimento global que visa acelerar a mudança rumo à produção e o consumo sustentável. A Campanha busca fortalecer os esforços necessários para que o setor de turismo aumente a divulgação das questões que envolvem a sustentabilidade da atividade, de forma a atingir uma grande maioria de turistas. A intenção é ativar a energia positiva da demanda através do aumento da conscientização do turista sobre seu potencial para contribuir com o desenvolvimento sustentável ao realizar escolhas responsáveis durante seus períodos de lazer. 

A Campanha, lançada em 2008, resulta de uma parceria do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - UNEP, os Ministérios do Meio Ambiente e do Turismo do Brasil, o Ministério Francês do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e outros parceiros. 
O Brasil foi escolhido como o primeiro destino a implementar a Campanha Passaporte Verde em nível nacional. Outros países como África do Sul, Costa Rica e Equador também receberam a Campanha.  

Para consultar o site da Campanha Passaporte Verde no Brasil clique www.passaporteverde.org.br/


Campanha Pensar.Comer.Conservar – Diga não ao desperdício

O desperdício de alimentos é um problema global massivo com implicações negativas em aspectos humanitários, ambientais e financeiros. Por outro lado, constata-se que com mudanças simples e fáceis nos hábitos de consumidores e produtores não é difícil mudar esse paradigma.

Um estudo recente revelou que cerca de um terço de toda a comida produzida no mundo é perdida ou desperdiçada ao longo do ciclo de produção e consumo. Aproximadamente metade dessa quantidade é resultante de varejo ou de consumidores de regiões industrializadas que descartam alimentos que poderiam ser consumidos. 

A campanha Pensar.Comer.Conservar, da Iniciativa Save Food, é uma parceria da UNEP, da FAO e da Messe Düsseldorf. A campanha está sendo promovida em suporte ao desafio para Zerar a Fome do Secretário Geral da ONU, que procura investir esforços com o objetivo de galvanizar ações difundidas global, regional e nacionalmente; bem como catalisar mais setores da sociedade para se tornarem conscientes e partirem para a ação a partir da troca de ideias inspiradoras e estudos de caso entre partes já envolvidas e potenciais parceiros.

O website da Campanhar está sendo oferecido como um portal de ideias, notícias e conteúdo, e como uma chamada para que todos passem a tomar uma atitude em relação a esse problema global.  Para consultar, clique www.thinkeatsave.org/po/