Quem somos - Roteiros de Charme

Quem somos - Roteiros de Charme

Foto de Quem somos

Quem somos - Roteiros de Charme

Quem somos - Roteiros de Charme

Quem somos

Além dos Hotéis, Pousadas e Refúgios Ecológicos pertencentes a Associação, levamos nossa mensagem e convidamos a todos os hotéis e demais seguimentos do turismo de cada região onde estamos localizados, a participarem também de nosso programa de qualidade e sustentabilidade. Desta forma expandimos os objetivos da Associação que não ficam restritos aos Hotéis Associados.
 

A Associação de Hotéis Roteiros de Charme congrega atualmente 70 Hotéis, Pousadas e Refúgios Ecológicos situados, do Norte ao Sul do Brasil, em 16 estados e 60 destinos turísticos.


Fundada em 1992 como entidade privada sem fins lucrativos, seus membros são selecionados anualmente pela variedade de suas características e personalidades independentes, segundo rígidos critérios quanto ao conforto, qualidade de serviços e responsabilidade sócio-ambiental,  sempre de forma economicamente viável e sustentável.


É uma proposta condizente com produtos referidos de forma variada como "luxury", "thematic hotels", "wellness", "boutique hotels" ou ainda que pratiquem uma hotelaria que alia os princípios de qualidade, ética e responsabilidade social.


O ano de 1999 marca o início da adoção de seu Código de Ética e de Conduta Ambiental, reconhecido nacional e  internacionalmente  desenvolvido em cooperação com a UNEP (United Nations Environment Programme), organismo ambiental da ONU, em Paris, com quem a Associação possui acordo formal de cooperação desde 2003. 


Sob a inspiração desse Código o programa de sustentabilidade da Roteiros de Charme está em plena sintonia com os conceitos de Turismo Sustentável e o Geoturismo "o turismo que  sustenta ou aumenta o caráter geográfico de um destino turístico: seu ambiente, paisagem, patrimônio histórico e cultural, e o bem estar da população residente" através do envolvimento permanente dos Hotéis Associados, seus colaboradores, fornecedores, prestadores de serviços, hóspedes e a comunidade.