Sustentabilidade - Roteiros de Charme

Sustentabilidade - Roteiros de Charme

Foto de Sustentabilidade

Sustentabilidade - Roteiros de Charme

Sustentabilidade - Roteiros de Charme

Sustentabilidade

Desde sua criação a Roteiros de Charme busca desenvolver a atividade hoteleira de forma a amenizar os impactos sobre o meio ambiente. Sintonizada com a evolução dos conceitos e modelos que apontam para o caminho da sustentabilidade da atividade turística, a Associação estabelece o firme propósito para que seus associados atuem como protagonistas em suas regiões incentivando, apoiando, promovendo ações que vão além da simples oferta de hospedagem de qualidade. Cada associado da Roteiros assume a missão de desenvolver suas atividades com elevada responsabilidade social e ambiental perante os respectivos destinos turísticos, aproximando-se do modelo ideal de turismo conhecido como geoturismo.

 

O conceito de geoturismo foi lançado pela National Geographic Traveller como “o turismo que sustenta ou aumenta o caráter geográfico de um  destino turístico: seu ambiente, paisagem, patrimônio histórico e cultural, e o bem estar da população residente”. Este conceito, usado informalmente desde 1997 entrou definitivamente na cena do turismo internacional através de um estudo patrocinado pela National Geographic Society em 2002.  

 

São os atributos de flora, fauna, paisagem, arquitetura, dança, música, culinária, artes e como tudo isto é vivenciado pela população local que conferem ao destino o seu caráter geográfico em sentido amplo, algo semelhante a uma “identidade geográfica”. A atividade turística capaz de sustentar e aumentar o caráter geográfico do destino deve portanto incentivar o crescimento da economia local de forma a melhorar o bem estar da população residente sem degradar sua identidade, sua diversidade cultural.

 

O Programa de Sustentabilidade da Roteiros de Charme nascido sob a inspiração de seu Código de Ética e Conduta Ambiental, alinha-se com os esforços requeridos para que se leve adiante o ideal do Geoturismo em cada destino turístico. Além das boas práticas de conservação de energia e água, redução e reciclagem de resíduos, gestão responsável de efluentes e emissões nas instalações de hotelaria, os associados da Roteiros se empenham em interagir com suas comunidades hospedeiras através de um sem número de formas de envolvimento, apoiando iniciativas dos atores locais que possam reforçar todos os aspectos de sua “identidade geográfica”.

 

Além do charme, inerente à sua proposta de hotelaria, os hotéis associados da Roteiros atuam como protagonistas visando a construção da sustentabilidade dos destinos turísticos onde se localizam.