3 destinos de charme no Brasil para a observação de aves
“Eu adoraria pintar do jeito que o pássaro canta.” Esta frase, de Claude Monet, certamente sintetiza o birdwatching, ou observação de aves, em bom português.
Este hobby tem crescido bastante entre os brasileiros e move milhões de observadores mundo afora. Nenhum outro grupo de animal silvestre exerce maior atração sobre as pessoas, para sua simples contemplação. (fonte: CEO – Centro de Estudos Ornitológicos)
E você não precisa ser um especialista para desfrutar da beleza das cores, dos comportamentos exóticos e do canto agradável dos pássaros. Basta seguir algumas dicas para começar a “passarinhar”. Você vai se divertir, fazer amigos, aprimorar a percepção visual, sonora e ambiental e se conectar mais à natureza.
Listamos as principais dicas para quem nunca praticou essa gostosa atividade:
– Vista trajes adequados ao local que irá passarinhar. Calce sapatos fechados e proteção para as pernas se for entrar no mato;
– Fique em silêncio;
– Não se aproxime muito e use um dispositivo de observação, que pode ser até seu smartphone;
– Pela manhã, bem cedo, é o melhor horário para observar a maioria das espécies;
– E, claro, você tem que escolher um lugar que ofereça as condições necessárias para esse gratificante contato com a natureza.
Seja qual for seu estilo de passarinhar – iniciante ou um birdwatcher – você irá encontrar na Roteiros de Charme hotéis e pousadas que, inseridos na natureza, estão localizados em destinos ideais para a observação de aves em seu habitat natural.
Veja abaixo três lugares que proporcionam essa experiência para seus hóspedes:
Hotel Fazenda Rosa dos Ventos
Teresópolis (RJ) – Mata Atlântica
Com cerca de 1 milhão de m² de Mata Atlântica preservada em meio às belas montanhas de Teresópolis, o Rosa dos Ventos foi o primeiro hotel a fazer parte da Associação Roteiros de Charme.
A proposta é oferecer conforto e tranquilidade para os visitantes que buscam um refúgio em meio ao friozinho da Serra Fluminense. É nesse cenário de beleza, a 1250 metros de altitude, que os hóspedes, além das várias atividades e serviços do hotel, poderão contemplar ou fotografar os mais belos pássaros desse trecho serrano da Mata Atlântica.
Hotel Rosa dos Ventos, em Teresópolis (RJ), local ideal para avistamento de aves na Serra Fluminense
Já foram identificadas mais de 100 espécies de aves que podem ser vistas nas trilhas internas da propriedade. Para facilitar, os visitantes recebem o “Guia Flora e Fauna do Hotel Rosa dos Ventos”, com informações e fotos das espécies mais encontradas.
Conheça o hotel: https://www.roteirosdecharme.com.br/hotel/hotel-rosa-dos-ventos/
Mais informações: www.hotelrosadosventos.com.br/meio-ambiente/observacao-de-passaros
Paraiso Eco Lodge
Ribeirão Grande (SP) – Mata Atlântica
Situado em uma área de 17 milhões de m², em Ribeirão Grande (SP), tudo foi criteriosamente planejado no Paraíso Eco Lodge. Com instalações requintadas, cercadas pela natureza preservada, o local é um convite para se desconectar do dia a dia e aproveitar passeios ao ar livre, trilhas por cachoeiras e cavernas, momentos de puro descanso e observação de pássaros.
Paraíso Eco Lodge, em Ribeirão Grande (SP),um convite ao descanso e a observação de pássaros
A região abriga um número expressivo de espécies de aves do Brasil, muitas delas endêmicas e até mesmo ameaçadas de extinção. O hotel, com seus 1.600 hectares de mata preservada, é uma dessas propriedades que, fazendo limite com os parques, ajudam na preservação deste patrimônio da humanidade.
O local recebe observadores de pássaros e da natureza de todo o mundo, sendo considerado um dos “hot spots” para estas práticas no Brasil. É aqui que o visitante, iniciante ou praticante, vai desfrutar desta atividade que aproxima pessoas, proporciona bem-estar, equilíbrio e harmonia.
Conheça o hotel: https://www.roteirosdecharme.com.br/hotel/paraiso-eco-lodge/
Mais informações: https://brasilparaiso.com/observacao-de-aves/
Pousada do Parque
Chapada dos Guimarães – Mato Grosso
Localizada nas bordas do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT), a Pousada do Parque é ideal para os apaixonados por natureza. A reserva particular, de 500 hectares, abriga duas cachoeiras, trilhas ecológicas, além de vários mirantes onde é possível observar pinturas rupestres nas rochas com milhões de anos.
Pousada do Parque, na Chapada dos Guimarães (MT), berço de aves do cerrado e do Pantanal
A região é frequentada por mais de 200 espécies de aves, muitas endêmicas, como o uirapuru-laranja e o sanhaço-de-fogo. A Pousada é um centro de observação de pássaros do cerrado há mais de 15 anos e hospeda regularmente agências de observação de aves do Brasil e internacionais, que podem ser a porta de entrada para o iniciante experimentar ou se aprofundar nesse hobby.
Se não é o seu caso, não se preocupe. Os hóspedes que buscam apenas a tranquilidade intimista e aconchegante da Pousada do Parque terão a oportunidade de contemplar muitos pássaros numa simples caminhada matinal pelas trilhas da propriedade, já que ela fica em meio a três ecossistemas distintos: Pantanal, a Floresta Amazônica e o Cerrado. Para fechar o dia de forma inesquecível, suba a Torre de Observação e contemple o magnífico pôr do sol da Chapada dos Guimarães.
Conheça o hotel: https://www.roteirosdecharme.com.br/hotel/pousada-do-parque/
Mais informações: www.pousadadoparque.com.br/atividades/
No site da Roteiros de Charme você encontrará a lista completa de meios de hospedagem que favorecem a observação de aves.