A paisagem única da Praia do Preá, no Ceará, foi o cenário do Fórum de Sustentabilidade e Turismo na Terra do Vento. No início de junho, o evento reuniu autoridades e especialistas de instituições públicas e privadas, ONGS, representantes da comunidade local e instituições de ensino para troca de conhecimentos e experiências. O encontro teve como objetivo firmar compromisso para a implantação de projetos sustentáveis em prol das regiões de Barrinha, Jericoacoara e Preá.
O anfitrião e principal incentivador do fórum, Marco Dalpozzo, é proprietário das pousadas Rancho do Peixe e Vila Kalango, esta última associada à Roteiros de Charme. As duas pousadas nasceram sob o firme propósito de seus fundadores em realizar uma gestão totalmente focada no respeito à natureza do lugar e aos valores da comunidade local e sua cultura. Os dois empreendimentos desenvolvem de forma integrada importantes ações de sustentabilidade e responsabilidade social na região.
A convite dos organizadores, a Associação de Hotéis Roteiros de Charme participou do encontro, representada pelo diretor de Sustentabilidade Luiz Penna. Ele compartilhou um pouco da iniciativa da associação, pioneira na implementação de práticas sustentáveis dentro da hotelaria brasileira, reunindo, há 30 anos, empreendimentos de luxo que priorizam a preservação do meio ambiente e as ações de responsabilidade social em suas localidades.
O evento teve mediação do apresentador Zeca Camargo, da jornalista Patrícia Calderón e da nutricionista Ale Luglio, e foi prestigiado por autoridades locais. Entre elas, Irwana Albuquerque, secretária de Turismo do Ceará; Juliana Alves a Cacika Iré, secretária de Povos Indígenas do Ceará; Alexandre Pereira, secretário do Turismo de Fortaleza; e Célio Melo, secretário-executivo de Regionalização e Modernização do Ceará. Empresários e dirigentes de organizações trabalhando na vanguarda da inovação para a economia verde e circular levaram importantes contribuições em temas estratégicos para o desenvolvimento sustentável do turismo na região, tais como energia limpa, saneamento, mobilidade urbana, construção sustentável, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável-ODS da ONU e ESG Corporativo.
As soluções sustentáveis para os problemas mais urgentes que afetam a região hoje – geração e destinação de resíduos, ordenamento do tráfego de veículos, regulação das construções e revisão do plano diretor municipal – foram abordadas e debatidas pelos presentes. O consenso do Fórum foi traduzido em documento, que aponta diretrizes em favor das melhorias para os destinos Barrinha, Jericoacoara e Preá (ver documento no link https://bit.ly/Termo_ForumESG)
“No setor de turismo já se tem o consenso entre grandes grupos, empresas e investidores que o enfrentamento do conjunto das crises na origem da insustentabilidade que estamos mergulhados só será viável a partir de ações urgentes e efetivas de governos e iniciativa privada, com a cooperação e o comprometimento da sociedade, dos viajantes, dos turistas e das comunidades locais. Eventos como este, que reúnem poder público e sociedade civil, são fundamentais para a sensibilização e o entendimento da urgência desta pauta. Parabenizamos os organizadores pela iniciativa e agradecemos o convite para integrarmos este importante debate”, concluiu Luiz Penna.
Foi um prazer ter vocês conosco, seguimos juntos na luta pela preservação dos nossos destinos.
Nós que agradecemos! Foi excelente o encontro.