Rio de Janeiro e Salvador já foram a sede do governo em outros tempos, mas continuam atraindo atenção pelas suas atrações turísticas
Brasília, no Distrito Federal, foi construída especialmente para ser a capital do Brasil e, desde a sua inauguração, em 1960, exerce essa função. O horizonte e a vegetação do Cerrado, onde está localizada, e sua arquitetura fazem da cidade, de cerca de 1,5 milhão de habitantes, um ponto turístico importante para os brasileiros. Além de palco político, é também o local onde acontecem manifestações cívicas, como o desfile de 7 de setembro. Antes de Brasília, porém, outras cidades ocuparam o cargo. Veja quais foram as outras;
Salvador (1549 – 1763)
Salvador foi a primeira capital do Brasil, de 1549 até 1763. Neste período, o Brasil estava dividido em Capitanias Hereditárias e vivia o período colonial, com forte extração de pau brasil, muito comum no Nordeste naquela época. Inicialmente nomeada de São Salvador da Bahia de Todos os Santos, a escolha para ser capital deveu-se ao fato de a Região Nordeste ter a maior extração de pau-brasil, bem como ser a principal produtora de açúcar. Além disso, sua localização facilitava a exportação desses produtos.
Até hoje, a atual capital do estado da Bahia é um dos principais pontos turísticos do Brasil, seja pela sua história, que pode ser vista em bairros como o Pelourinho, como sua culinária, cultura e belezas naturais. As praias da cidade inspiraram músicas famosas, como “Tarde em Itapoã”, de Vinícius de Moraes e Toquinho. Sem esquecer do Farol da Barra, um dos marcos mais famosos por lá.
Onde ficar
Localizado em um prédio histórico, o Zank by Toque Hotel, no bairro de Rio Vermelho, é parte do guia Roteiros de Charme, e dispõe de ambientes aconchegantes, além de mobiliário de design. Com um pôr do sol de tirar o fôlego, o seu deck permite que a experiência seja desfrutada com um chá ou uma taça de champanhe para brindar. A piscina ainda tem uma vista privilegiada da Praia da Paciência no Rio Vermelho, tornando o ambiente convidativo para relaxar e curtir a vista.
Rio de Janeiro (1763 – 1960)
Com o declínio da produção de pau brasil e açúcar e a ascensão do café, o Rio de Janeiro passou a ser a capital do país em 1763 e só deixou o “cargo” com a inauguração de Brasília, em 1960. Com a chegada da Família Real em 1808 a cidade se consolidou como grande pólo urbano do país, com a chegada de diversas modernizações, como bancos, universidades e demais instituições.
A “Cidade Maravilhosa” deixou de ser a capital oficial, mas jamais perdeu sua majestade como cidade mais conhecida do país mundo afora. Seus atrativos incluem gastronomia, boêmia e cultura nacional, como o samba. Seus pontos históricos vão desde o bairro de Santa Teresa até as ruelas do Centro e o Cais do Valongo, que é Patrimônio Mundial da Unesco. Sua beleza natural inclui praias famosas, como Ipanema e Copacabana, mas engloba também o Pão de Açúcar e a Floresta da Tijuca. Além, é claro, do Cristo Redentor.
Curitiba (24 a 26 de março de 1969)
Por um curto período, a capital do Paraná, Curitiba, foi a capital do Brasil. Isso mesmo. A cidade das araucárias, conhecida por monumentos que homenageiam diversas culturas, como alemã, italiana, polonesa, alemã e até árabe, já foi, em 1969, capital do Brasil. Foram apenas três dias que tiveram caráter mais simbólico do que prático. O fato ocorreu entre 24 e 26 de março de 1969.