Quinta dos Pinhais: Conforto e sustentabilidade em meio à Serra da Mantiqueira

Pousada associada à Roteiros de Charme integra biólogo ao time fixo de colaboradores para ampliar iniciativas de preservação dos ativos naturais

Quinta dos Pinhais

A duas horas da agitação da capital de São Paulo, a pousada Quinta dos Pinhais une o luxo à sustentabilidade, se consolidando como refúgio ideal para o viajante que está cada vez mais comprometido com as práticas que envolvem o turismo responsável. Localizada em Santo Antônio do Pinhal, a Quinta dos Pinhais conta com 15 chalés em cerca de 314 mil m², e se posiciona, nas palavras do gerente geral Guilherme Paiva, “como um hotel de roça, equipado com restaurante com acabamento estético de pau a pique e todo construído com madeira de demolição, ao mesmo tempo que oferece serviços de qualidade e infraestrutura luxuosa”, o que faz do empreendimento um integrante da Associação Roteiros de Charme. 

Quinta dos Pinhais

A preocupação com a sustentabilidade existe desde que, há 25 anos, a propriedade foi inaugurada. O compromisso é tão grande que a pousada integrou um biólogo ao time fixo de colaboradores com o objetivo de ampliar as iniciativas de preservação e valorização dos ativos naturais, além de potencializar a vivência com a natureza na experiência com o hóspede. 

Quinta dos Pinhais

Uma das iniciativas é o projeto de conservação da fauna e da flora local. Em seu catálogo de atrações, o hotel já oferece o birdwatching – observação de pássaros –, e conta com mais de 80 espécies catalogadas. “Conseguimos ver 15 tucanos passando à tarde, de um lado para outro. Mas, para mim, a cereja do bolo são os jacus e as siriemas, que cresceram muito aqui. A casa é deles. Mandam e desmandam”, brinca Guilherme Paiva. 

Quinta dos Pinhais

Outra ação que começou a ser implantada com a chegada do biólogo é referente ao levantamento fitossociológico, que tem como objetivo quantificar a composição florística, a estrutura, o funcionamento, a dinâmica e a distribuição da vegetação local. “Estamos catalogando as plantas medicinais e as pancs (plantas alimentícias não convencionais) de nossa propriedade, além de identificar quais são nativas para direcionar o replantio de cara à preservação do ecossistema e da fauna local”, comenta Guilherme Paiva. E mais! A pousada deu início, ainda, a um estudo sobre líquens e fungos silvestres. 

Paralelamente às atividades de conservação, a Quinta dos Pinhais começou a trabalhar em sua estratégia para conseguir a neutralidade nas emissões de carbono. Além de alternativas de geração de energia, estudam opções de redução de emissão via coleta seletiva de resíduos, compostagem, bem como a compensação através de aumento das áreas de preservação na pousada que já conta inclusive com uma unidade de conservação de domínio privado-RPPN com 2 km de extensão. 

Quinta dos Pinhais

Alimentação saudável e fornecedores locais 

A preocupação com a sustentabilidade também inclui a gastronomia. Na Quinta dos Pinhais, a busca por fornecedores locais é cada vez maior. Os pães, por exemplo, são comprados em uma padaria que trabalha com produtos da Serra da Mantiqueira, entre eles farinha e ovos orgânicos. Azeites, geleias, embutidos especiais (presunto cru, de Parma, speck lombo defumado e Copa Lombo), queijos meia-cura, de cabra e requeijão também são adquiridos de produtores da região. 

Quinta dos Pinhais

Na fazendinha que faz parte do empreendimento, os hóspedes aprendem como é feita a ordenha de leite (que é sempre oferecido no café da manhã) e o processo de higienização da vaca. A sobra é usada para fazer kefir, doce de leite e queijos Minas e Frescal. A pousada tem, em média, seis vacas. Recentemente, foi criado também um galinheiro, que, segundo o gerente geral, tem sido motivo de surpresa para os hóspedes. “Muitos chegam aqui e esperam ver um ovo marrom, que é o que encontram no supermercado. Mas o ovo da galinha que fica solta é roxo, verde, laranja… de todas as cores possíveis. As pessoas não acreditam e acham que tem corante”, conta Guilherme, que usa os ovos no preparo de omeletes e crepes que são servidos no café da manhã. 

Quinta dos Pinhais
Fazendinha

Mas não se trata apenas de implementar novidades e sim melhorar ainda mais tudo o que já vem sendo feito no âmbito da sustentabilidade. Como, por exemplo, utilizar uma forma mais eficiente e saudável de transformar o óleo de cozinha em sabão; ou, a partir da compostagem, criar um minhocário, para gerar adubo ainda mais forte para ser usado no plantio. O hotel também realiza reciclagem de material orgânico e faz coleta seletiva de lixo. 

Quinta dos Pinhais

Além disso, aos poucos, os chalés estão ganhando fossas com biodigestores, que são mais ecológicos. Todos os aquecedores a óleo também foram trocados por ar-condicionado Split, o que gerou uma redução no consumo de energia, além de mais conforto para os hóspedes. Por esses e outros motivos, a Quinta dos Pinhais foi nominada ao prêmio Sustainable Luxury Awards 2023 na categoria Hotéis de Luxo. O concurso reconhece empresas ou indivíduos comprometidos em fazer negócios de maneira social e ambientalmente responsável e que tenham um impacto global positivo. 

Site da pousada: quintadospinhais.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *