Como o turismo responsável contribui para a preservação ambiental
Conheça 4 iniciativas dos associados ao Roteiros de Charme para apoiar o turismo responsável e sustentável.
Preservar é imperativo! Segundo a pesquisa “Contas de ecossistemas: espécies ameaçadas de extinção no Brasil”, todos os seis biomas brasileiros têm espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção.
No total, são mais de 5.000 tipos de animais e plantas em risco. A maioria, 2845, na Mata Atlântica. Seguido por: Cerrado (1.199), Caatinga (481), Amazônia (503), Pampa (229) e Pantanal (74).
Neste cenário alarmante, fica claro: o futuro do turismo responsável é verde.
A sustentabilidade está entre as principais tendências do mercado de turismo. Hospedagens ecologicamente conscientes e passeios na natureza estão no topo das buscas dos visitantes no Brasil, de acordo com a revista Tendências do Turismo 2024 do Ministério do Turismo.
Se você faz parte deste grupo que privilegia o turismo responsável, vai adorar conhecer as iniciativas sustentáveis que selecionamos para a sua próxima viagem.
O Eco Resort localizado em Nova Friburgo (RJ) prioriza os produtores locais e cultiva os alimentos orgânicos que abastecem seu restaurante. Como, por exemplo: palmitos pupunha, feijão, mandioca, frutas diversas, temperos, verduras, legumes, ovos e tantos outros.
A compostagem do lixo orgânico fecha o ciclo da produção sustentável. O adubo gerado é usado em nossas hortas, pomar, jardins, e ainda é distribuído para pequenos produtores da região.
Outras iniciativas sustentáveis
Está localizado na Área de Proteção Ambiental (APA) Macaé de Cima.
É uma Reserva Privada do Patrimônio Natural (RPPN) comprometida com a conservação da natureza.
A maior parte do seu mobiliário é sustentável, feito com madeira reaproveitada em parceria com competentes artesãos.
Gastronomia sustentável do Unique Garden Mairiporã
Localizado no interior de São Paulo, próximo ao Parque Estadual da Cantareira, o Unique Garden se destaca por suas práticas sustentáveis, que incluem a gastronomia sustentável, a produção de alimentos e ovos orgânicos servidos aos hóspedes.
Com a classificação do selo Green Kitchen , o hotel oferece aos hóspedes a experiência única de colher seus próprios alimentos e participar de oficinas culinárias de preparos de chás e temperos.
As galinhas são criadas soltas prezando o máximo de bem-estar animal que resulta em ovos com alto valor nutricional.
Outras iniciativas sustentáveis
Monitoramento e a manutenção da vegetação nativa de toda a área de quase 300 mil m² em que o hotel está instalado;
Programa Unique Garden Zero CO². Criado em 2015 tem o objetivo de compensar todos os impactos causados pela operação do hotel através da recuperação ambiental de 120.000 m².
Reflorestamento promovido através de ações de plantio com hóspedes. Até 2018 mais de 2.500 árvores já haviam sido plantadas.
Parte do hotel, o Mantenedouro Conservacionista Tatiana Siaulys acolhe animais silvestres resgatados do tráfico que não podem ser reintegrados à natureza. Além de cuidar dos animais, esse espaço serve para promover a educação ambiental com visitas monitoradas para alunos das escolas públicas de Mairiporã.
Estação de tratamento de efluentes própria assegura a preservação e reutilização da água, permitindo a irrigação com água captada da chuva e dos lagos.
Além de outras iniciativas como arquitetura sustentável, o hotel em Fortim (CE) adquiriu sua própria máquina de limpeza para manter as praias ao seu redor sempre limpas.
O maquinário especial é projetado para a limpeza e sanitização da areia, eliminação de microrganismos, remoção de resíduos, objetos e outros itens.
Outras iniciativas sustentáveis
Toda a madeira utilizada na construção é de reflorestamento.
Os 23 ecolodges foram construídos sobre palafitas para que a vegetação local e as dunas permanecessem intocadas.A cobertura é feita com palhas de carnaúba, palmeira nativa do Brasil e endêmica da região Nordeste.Todos os lodges possuem elemento arquitetônico que permitem a abundante circulação da brisa fresca do mar e dispensam o uso de ar-condicionado, diminuindo assim a emissão de poluentes no ar.
Não há televisões no quartos para encorajar a integração com a natureza.
Há 32 anos pesquisamos, avaliamos e chancelamos hospedagens ecologicamente corretas, com charme, qualidade, e serviços personalizados. Neste artigo destacamos as iniciativas de de quatro associados, mas a nossa lista completa conta com mais de 60 opções.
Conheça a lista completa de hospedagens ecologicamente conscientes e com serviços esmerados, associadas a Roteiros de Charme clicando aqui. Faça boas escolhas: opte pelo turismo responsável!